03 março, 2007

(...)

Parece ser um livro grande, prossegue Blue.
Sim, responde Black. Estou trabalhando nele há vários anos.
Já está terminando?
Estou chegando lá, explica Black, pensativo. Mas às vezes é difícil saber onde a gente está. Acho que estou quase acabando, mas aí percebo que deixei passar algo importante, e então tenho de voltar ao começo outra vez. Mas, sim, sonho em terminá-lo um dia. Um dia, em breve, talvez.
Espero que eu possa ler o seu livro, diz Blue.
Tudo é possível, responde Black. Antes de mais nada, no entanto, preciso terminá-lo. Há dias em que nem sei se vou viver o bastante.
Bem, a gente nunca sabe, não é? diz Blue, balançando a cabeça com ar filosófico. Um dia estamos vivos, no dia seguinte estamos mortos. Acontece a todos nós.
É a pura verdade, diz Black. Acontece a todos nós.

(...)


(Paul Auster. Fantasmas, A Trilogia de Nova York)